A ANSEF Nacional chega aos seus 42 anos com novos e crescentes desafios. Quando olhamos para aquele 11 de novembro de 1978, vimos uma associação nascendo competitiva, desafiadora e cheia de sonhos/desejos para lutar por seus associados, espalhados por todo o Brasil.
Em 42 anos de existência, a Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal, tem muito a comemorar, São anos de lutas, iniciadas por seu presidente, Alberto Cascais Meleiro, no longínquo novembro de 1978. Logo após, o presidente José Moraes Cardoso assumiu, consolidando a entidade como um instrumento de defesa dos direitos dos funcionários.
Atualmente contando com aproximadamente 10 (dez) mil associados, integrantes de todas as categorias funcionais da Polícia Federal, agrupados em associações filiadas em todo o território Nacional. A entidade tem se caracterizado pelas conquistas salariais ao longo do tempo, pela realização de eventos sociais e esportivos de âmbito regional e nacional, bem como pela constante busca de melhorias funcionais no cotidiano dos servidores da Polícia Federal. Além de desenvolver uma programação moderna e diversificada, para os associados e famílias, a ANSEF também incrementa programas sociais, culturais e de desenvolvimento urbano, além de celebrar contratos e convênios e não tem fins lucrativos.
Passamos por muitos aprendizados, experiências e pequena reformulações como do nosso estatuto e, hoje, nos vemos frente a frente em busca pela inovação e novos desafios impostas por esta modernidade.
Se há 40 anos éramos a primeira associação a congregar todas as categorias funcionais da Polícia Federal, hoje continuamos como exemplo para todas as outras entidades criadas.
Nessas quatro décadas muita água rolou sob nossa ponte. Várias diretorias assumiram nosso destino, algumas vitoriosas, outras, nem tanto, com equívocos. O certo é que navegamos e crescemos de salas emprestadas pelas Superintendências Regionais para um patrimônio sedimentado em Brasília e nos estados de nossas afiliadas. Porém o nosso maior patrimônio  sempre foi o ANSEFIANO.
Evoluímos sempre atrelados a nossa missão de promover a valorização e assistência aos associados e dos demais objetivos e prerrogativas elencados em nosso Estatuto Social.
As vitórias e nossa consolidação aconteceram em todos os setores, destacando-se os esportivos, (JOIDs, JOIAPOF, JOBIS); os representantes processuais, através de nossas ações como a GOE. O financeiro, com reequilíbrio e aumento patrimonial; o social e de projetos como “O Federalzinho”.
Atualmente a ANSEF NACIONAL é presidida pelo APF aposentado Carlos Alberto Tartarone, de longa vivência ansefiana ex-dirigente no Rio de Janeiro e desde 2010 como integrante das diretorias de Esportes e Financeira na entidade mãe.
Nossa diretoria Executiva com mandato até 2022 tem se notabilizado pela implantação de uma administração mais profissionalizada e atuante, principalmente nos nossos setores Jurídicos, Comunicação Social e esportivo/cultural.
São essas ações da Ansef Nacional que tramitam atualmente na esfera judicial :. Adicional de Férias sobre incidência nis seus cálculos ou 1/3 das férias; Abono Permanência com Incidência sobre férias e gratificação natalina; Férias cumuladas do mesmo ano civil; Não incidência da nova contribuição previdenciária: Passep; Além da ação que buscamos dos excluidos do 28,86: PSS além da GOE.
Estão sendo estudados outros projetos culturais, artísticos, jornalísticos, de convênios nacionais nas áreas de automóveis com duas montadoras e e de construção civil, com implantações em breve tempo.
A valorização das nossas Regionais também vem sendo alvo de ações desta diretoria, bem como uma nova visão empresarial do projeto o Federalzinho, que contará com apoio de uma editora com atuação por todo o Brasil. Está sendo ultimado a celebração de contrato para divulgação nas escolas municipais, estaduais r federais e para o público alvo em geral.
Continuamos trabalhando em consonância com a direção-gersl do DPf e neste dia de comemoração queremos parabenizar nossos diretores e membros do Conselho Fiscal, nossos abnegados funcionários, Dirigentes Regionais e principalmente nossos ASSOCIADOS espalhados por este imenso Brasil, fazendo atual e vibrante o slogan, “Onde estiver a Polícia Federal, lá estará a ANSEF NACIONAl.
Que venham mais 42 anos de Glórias.